Serviço Público Privado

A piscina municipal na Cruz de Pau, Amora disponibiliza, a preços reduzidos, aulas de natação para as crianças residentes no concelho do Seixal. Excelente serviço público, de um "município de Abril" ao serviço das populações. O poder local ao serviço do povo. Excelente.
Como tens poucos rendimentos, queres que o teu filho beneficie desse serviço público (pago pelos nossos impostos)? Tudo bem, basta fazeres a inscrição. Já não há vagas? Paciência, tenta para o ano. Porque é que não há vagas? É simples: os jardins de infância e escolas privadas inscreveram em massa as suas turmas.
Mas as escolas públicas nem sequer têm prioridade ou lugares reservados? Parece-me que não. (Possivelmente porque não pagam, porque são públicas). A turma do meu filho, no segundo ano (2ª classe), não terá quaisquer aulas de natação. A minha filha, na pré-primária, terá somente uma vez por semana e só de Março a Abril (no ano passado, num esquema semelhante, incluindo férias, feriados e mais uma ou outra excepção, a sua "época de natação" resumiu-se a quatro dias).

Ainda assim, queres que o teu filho tenha aulas de natação? É simples: muda-o para uma escola ou jardim de infância privado, paga um balúrdio básico e acrescenta-lhe uma alta mensalidade para as aulas de natação... na piscina pública.

É a democracia liberal. Liberdade para todos pagarem aos privados um serviço público.
Na prática, um serviço financiado pelos impostos dos que não conseguem fugir aos mesmos é aproveitado para multiplicar os lucros de empresas privadas, as quais em muitos casos servem aqueles que conseguem fugir aos impostos.

Perfeito.
Eu é devo estar mal, ou não estou bem a ver a coisa na sua complexa perfeição.

No comments: