"Os longos braços da censura Socrática"

Excertos da notícia, entre outros, do Portugal Diário:

Wikipedia: perfil de Sócrates alterado
2007/08/17 | 10:34
Referências à licenciatura do PM foram apagadas pelo seu gabinete

A biografia de José Sócrates na Wikipedia (enciclopédia online em que as entradas são introduzidas pelos cibernautas) foi alterada a partir do próprio Governo, noticia o Diário de Notícias na edição desta sexta-feira. A alteração foi detectada pelo blog Zero de Conduta, no qual participa um assessor de imprensa do Bloco de Esquerda.

Segundo o blog, quando rebentou o polémica sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente (UnI), deram-se alterações ao perfil do primeiro-ministro naquela enciclopédia online a partir do IP 193.47.185.124. Ora esse número pertence ao CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo).

David Damião, assessor de imprensa do primeiro-ministro, negou que as mudanças tenham sido feitas a partir do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, alegando que este «não opera com conteúdos». Negou também que as alterações no sentido de «corrigir falsidades» tenham sido feitas por instruções directas do primeiro-ministro.

Sobre o facto de algumas dessas mudanças surgirem associadas ao IP do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo é «normal» porque os computadores governamentais estão ligados a esse servidor. David Damião admitiu que, de facto, as mudanças possam ter sido introduzidas por pessoal do gabinete do primeiro-ministro, do seu secretariado ou até do Governo em geral.

índice geral index | opiniões

No comments: