Cimeiras

Nunca achei que a maior parte das grandes cimeiras internacionais servissem para grande coisa. Acho que o trabalho anónimo (de indivíduos, voluntários e algumas empresas) dá muito melhores resultados. Mas enfim, façam lá as cimeiras.
Confesso que não acompanhei pormenorizadamente esta cimeira UE-UA, mas agora olhei para dois títulos e algumas linhas, via internet, e fiquei confuso:
"José Sócrates, declarou este domingo que foram cumpridos “todos os grandes objectivos” definidos para a Cimeira UE/África, considerando ter-se tratado de um “acontecimento verdadeiramente extraordinário”, que marcou a história da relação entre os dois continentes."
- Guardian Unlimited (via Google News South Africa):
"Ambitious EU-Africa summit ends in trade deadlock
Africa and Europe's first summit in seven years ended on Sunday without agreement on the key issue of trade, dealing a blow to efforts to forge a new economic partnership between the two continents."

Mesmo para quem perceba pouco de inglês, acho que dá para perceber que os dois textos não condizem.

A foto, para ilustrar o tema, nem é de África. Mas podia ser. Ou em qualquer bairro miserável da Europa. Na realidade a foto diz respeito a The Dhaka Project, no Bangladesh.

9.Dez.2007

No comments: