Republic of Lakotah

Quem ouviu falar da proclamação da República Lakota (Lakotah Oyate) em 19 de Dezembro de 2007?

Quem sabe quem é o povo Lakota?
Pois bem, também nos Estados Unidos da América há Terceiro Mundo. Também os EUA têm o seu "Kosovo" ou o seu "Curdistão".
Lakota é outro dos nomes para os Sioux, uns dos mais famosos povos indígenas da América do Norte, normalmente chamados índios.
Um grupo Lakota fartou-se de 150 anos de administração dos EUA, da violação dos tratados entre índios e brancos, do sistema de reservas, da pobreza generalizada nos seus territórios.
Por exemplo, a Pine Ridge Indian Reservation, onde os independentistas têm mais apoio, é a zona mais pobre dos Estados Unidos da América. O rendimento anual é apenas $3,700 por família (nos EUA é mais de $43,000 por pessoa; Portugal mais de $23,000), abaixo de muitos países do Terceiro Mundo. A esperança de vida dos Lakotas é apenas 48 (ou 44) anos para os homens e 52 para as mulheres (75 e 81 no resto dos EUA; 74 e 81 em Portugal), abaixo da maioria dos países do Terceiro Mundo. Além disso, o desemprego atinge 80% da população; o alcoolismo, as mais variadas doenças e a mortalidade infantil atingem os valores habituais nos mais pobres países do Terceiro Mundo. Muitas famílias não têm electricidade, água canalizada, esgotos ou telefone. Mais de 60% vivem abaixo da linha de pobreza oficial (há fontes que indicam 97%).
Os independentistas proclamaram pacificamente a República Lakota, num território de cerca de 200,000 km², que inclui as reservas de índios em partes dos estados de North Dakota, South Dakota, Nebraska, Wyoming e Montana. Isto não passará de um acto simbólico, já que nenhum país reconhece esta república de índios pobres e miseráveis; o governo dos Estados Unidos não darão a mínima importância, já que a sua ameaça é insignificante, muito menos que nos velhos tempos do Oeste Selvagem.
A notícia, como curiosidade talvez, ainda apareceu em alguns jornais, como o Rapid City Journal ou LA City Beat.
A bandeira em cima é a usada na Pine Ridge Indian Reservation, South Dakota.
A foto não é das reservas Lakota, mas sim na igualmente pobre Navajo Indian Reservation, mais precisamente a aldeia de Cameron, Arizona. Nesta aldeia apenas 37% da população vive abaixo linha de pobreza.

5.Jan.2008.
índice geral index opiniões

No comments: