Indicações rodoviárias

Esta merece ser ilustrada com fotos.
Situação: estou na Avenida Marechal Gomes da Costa, entre os Olivais e Chelas, sei que a 2ª Circular tem ligação com o IC17 e A12/IP1/Ponte Vasco da Gama (para onde quero ir).
Então dirigo-me para a 2ª Circular e, junto ao túnel e rotunda com a Av. do Santo Condestável e Av. Cidade de Lourenço Marques, encontro a placa da foto 1. A faixa da direita não me interessa: é para Chelas e Olivais Sul. As outras duas faixas vão, entre outros sítios, para a 2ª Circular, o que me interessa. Vão também para a A8 (que começa a 8 km daqui), IC19 (também a mais de 8 km). Não há qualquer indicação da A1, nem A12 nem Ponte Vasco da Gama (nó para essas vias a pouco mais de 4 km).

Mais adiante tenho que optar de novo (foto 2). Duas faixas, à direita, vão para Centro, Aeroporto e Hospital de Santa Maria. As duas à esquerda vão para IC19 (de novo), A5 (novidade, a uns 12 km), Eixo Norte-Sul (novidade, a 5 km) e de novo a 2ª Circular, que me interessa. Entretanto, embora não me interessasse neste dia, fico sem saber para onde é a A8, indicada anteriormente.
Opto pela esquerda, pois ainda tem a indicação de 2ª Circular e além disso eu não quero ir nem para o Centro, nem para o Aeroporto, nem para o Hospital, indicados para a direita.
Um pouco mais à frente (foto 3), já impedido de virar à direita por dois traços contínuos e depois uma barreira, reparo que lá em baixo à direita junto à rotunda há uma placa com outras indicações. Só depois na foto ampliada é que consigo ver que era o acesso para A8 e A1, via 2ª Circular, sentido oeste-este.
Conclusão: acabei por entrar na 2ª Circular no sentido oposto ao desejado.
(Clica nas fotos para melhor visualização.)
11.Fev.2010.

No comments: