Forno solar

Quando se fala tanto em preço dos combustíveis fósseis, energias alternativas, poluição, aquecimento global, etc, o melhor é passar da teoria à prática.
Pelo preço de umas oito botijas de gás butano comprei um forno solar. Clica na imagem para veres melhor, com duas das refeições já cozinhadas nele, uma no tacho (destapado para a fotografia) e uma no tabuleiro.
Resulta. Faz todo o tipo de cozinhados, desde guisados a grelhados, excepto fritar (mas refoga). Necessita de menos água e menos sal e deixa a comida saborosa.
Neste momento está assando batata-doce...

Já agora, o IVA nestes produtos de energias alternativas é o médio (12%) e o seu custo é 30% dedutível no IRS (apesar de eu ser contra deduções e benefícios fiscais).
Além disso, no caso concreto deste modelo estamos ainda a ajudar a indústria e a investigação tecnológica nacionais. É inteiramente concebido e fabricado em Portugal (na Marinha Grande) .

[Retorna a: * Back to: Portugal Europa | Índice * Index]

4 comments:

António Manuel Dias said...

Já agora, por curiosidade:

1. Dizes oito garrafas de gás -- isso são uns 125 EUR?

2. Qual a diferença de tempo de preparação de uma refeição em relação a um fogão ou forno a gás (em percentagem, e imaginando que o tempo está solarengo)?

Francisco said...

1. O preço é 150 euros. Há muito tempo que não compro botijas de gás butano. Fiz uma pesquisa rápida e em www.agenciafinanceira.iol.pt, de 4 de Setembro, li que "a Galp cobra 18,30 euros por cada botija". 150/18,3=8,19. Portanto, oito botijas e um bocadinho.

2. Talvez mais do dobro do tempo. Aquele peixe com vegetais no tabuleiro demorou cerca de 2 horas; segundo o livro, algo semelhante demoraria "entre uma hora e meia a pouco mais de duas horas". Uns camarões deixei-os cerca de 2 horas porque havia nuvens e ficaram cozidos demais (ainda estou na fase de experiências...). As batatas-doces assadas, em cima duma grelha dentro do forno, estiveram mais de duas horas, até ao fim do dia, com muitas nuvens; não ficaram no ponto ideal mas estavam comestíveis. Ainda segundo o livro de receitas, uma feijoada (1 kg de feijão, 700 g de entrecosto) demora entre 140 e 170 minutos (incluído o pré-aquecimento). Arroz simples (300 g de arroz seco), cerca de 150 minutos.
Em suma, não é para quem esteja com pressa. Mas basta deixar as coisas lá dentro com a orientação apropriada para um determinado tempo (tem um relógio solar) e pode-se ir fazer outra coisa entretanto. Não coze demais porque no fim do tempo escolhido (orientado) a parte lateral começa a fazer sombra.

António Manuel Dias said...

Ok. Então é giro, mas não é para mim -- eu sou mais do tipo micro-ondas :)

Depicenter said...

Olá boa tarde, será possível indicar-me onde adquiriu o seu fogão solar por 125€, é que queria comprar um mas os valores rondam os 240€ nos sítios onde tenho encontrado na net.

Obrigada, Ana