Visto para os Estados Unidos da América

Os pedidos de vistos para entrar nos E.U.A. passam a ter que ser preenchidos via internet.
Tal como nos formulários em papel, há perguntas muito curiosas, após as quais somos informados que
"Uma resposta AFIRMATIVA não significa automaticamente ineligibilidade para um visto, mas se respondeu SIM para quaisquer das perguntas acima, poderá ser chamado a comparecer pessoalmente perante um oficial consular". [O caso não é para menos...]

Algumas das perguntas mais interessantes:


  • Alguma vez distribuiu ou vendeu ilegalmente substâncias controladas (drogas), praticou ou foi agenciador de prostituição?
  • Pretende entrar nos Estados Unidos para praticar violações no controlo de exportação, ou actividades subversivas ou terroristas, ou qualquer outra atividade ilegal?
  • É membro ou representante de alguma organização terrorista actualmente designada pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos?
  • Alguma vez participou em perseguições sob a orientação do Governo Nazista da Alemanha, ou participou em genocídio? [Esta, na primeira parte, é a minha "preferida".]
  • Alguma vez renunciou à cidadania estadunidense com o propósito de fugir dos impostos? [Será que também posso fazer isto em Portugal?...]
  • Alguma vez sofreu de doença infecto-contagiosa de importância para a saúde pública ou alguma perturbação física ou mental perigosa, ou alguma vez utilizou ou foi viciado em drogas?

Isto não é anedota, como pode confirmar quem já pediu visto para os Estados Unidos. Também pode ser confirmado, em várias línguas, incluindo português, no formulário online no sítio do Departamento de Estado dos EUA:
Electronic Visa Application Forms.

[Retorna a: * Back to: Índice * Index]

No comments: