BE e grandes superfícies comerciais

Segundo o DN, Economia, pág. 24, de 7 de Dezembro de 2006, o "Bloco de Esquerda (BE) defende o encerramento das grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados, tendo ontem entregado um projecto de lei no Parlamento sobre esta matéria"; "uma proliferação de grandes superfícies comerciais [...] que devido a uma política de preços com os fornecedores assaz agressiva prejudica o pequeno comércio."
Eu até concordo com algumas ideias do BE e acho que fazem falta no Parlamento para mandar umas bocas e agitar os parlamentares mais cinzentões. Mas esta não entendo.
Eu entenderia se o BE entregasse um projecto de lei para aumentar os salários dos trabalhadores aos domingos e feriados, ou para obrigar os donos das grandes superfícies a distribuir os lucros pelos trabalhadores.
O que eu não entendo é que o BE queira que a população deixe de beneficiar de "preços agressivos" nas grandes superfícies e tenha que ir pagar mais caro no "pequeno comércio". Os "pequenos comerciantes" que se juntem, que cresçam, ou que mudem de actividade!
Além disso, os trabalhadores das grandes superfícies ainda recebem um pouco mais aos domingos e feriados. Quem me dera que o meu patrão também me pagasse um pouco mais aos sábados, domingos e feriados.
O outro argumento para fechar o comércio aos domingos é oriundo de sectores do PP e outras áreas da direita. Dizem eles que é o Dia do Senhor, para as famílias descansarem e irem à missa. Bom, só vai às compras quem quer. Nem os membros do BE nem do PP são obrigados a ir às compras. Boicotem juntos o comércio ao domigo.

10 de Dezembro de 2006.
[Retorna a: * Back to: Índice * Index]

No comments: