Mesquitela Lima

Morreu Mesquitela Lima.
(À esquerda na foto. Imagem de Prof. Mesquitela Lima em Angola, em Aleste Angola.)

Notícia n' A Semana online:

Ministério da Cultura expressa "profundo pesar" pela morte de Mesquitela Lima
15-01-07

O Ministério da Cultura cabo-verdiano manifesta, em comunicado, "o profundo pesar e sentimento de perda" pelo falecimento de Augusto Mesquitela Lima, que hoje é sepultado em Lisboa.

Augusto Mesquitela Lima, cabo-verdiano, natural do Mindelo, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, morreu este domingo, vítima de pneumonia. Além de uma vasta obra, Mesquitela Lima foi fundador do célebre museu do Dondo, em Angola, onde viveu antes da independência.

A nota do MC realça que "este intelectual cabo-verdiano tem 25 livros publicados", de entre os quais destaca "Uma Leitura Antropológica da Poética de Sérgio Frusoni", apresentado em Cabo Verde, noa anos 90.

Diz ainda o comunicado que "nesta hora de recolhimento e de luto, o Ministério da Cultura e o seu colectivo, interpretando o sentimento de todos os homens da cultura, artistas e criadores, junta-se à família enlutada para prestar uma devida e merecida homenagem ao distinto antropólogo e homem das letras, expressando a sua profunda solidariedade à sua excelentíssima esposa, filhos e familiares".

O corpo de Mesquitela Lima está exposto em câmara ardente na Igreja da Praça de Londres, em Lisboa. O funeral realiza-se esta segunda feira, depois de uma missa às 14h30.

15 de Janeiro de 2007. Dia de Martin Luther King, Jr.

Cabo-verdianos * Cape Verdeans

índice * index



[comentários]

No comments: