Propaganda em pequenos detalhes

O governo do partido ex-socialista inaugurou hoje um sistema de transportes urbanos entre Cova da Piedade (concelho de Almada) e Corroios (concelho do Seixal). Tal é pomposamente apresentado como a inauguração do Metro do Sul do Tejo entre dois concelhos da margem sul. Para quem não sabe onde é a Cova da Piedade ou Corroios e apenas viu o telejornal, ficará facilmente com a ideia que foi inaugurado um metropolitano à semelhança dos de Lisboa ou Porto.
Além de este transporte não servir para grande coisa enquanto não chegar a Cacilhas, chamar-lhe metro só pode fazer parte da propaganda e da mania das grandezas. Segundo informações da própria empresa, este veículo é o modelo Combino, fabricado pela Siemens. Este fabricante produz quatro tipos de veículos de transporte urbano: eléctrico, comboio ligeiro, metro e val (metro automático). O Combino da margem sul do Tejo é um eléctrico.

Como noutros casos semelhantes, como agora é moda, as altas entidades inauguraram hoje o eléctrico, mas só amanhã entra em funcionamento para o público. O poder parece que tem receio de se misturar com o povo.

Um detalhe, relacionado com a questão do Estado ao serviço do Capital: o estado gastou e vai continuar a gastar milhões no Metro Sul do Tejo (por enquanto está em 27 milhões por quilómetro!). Tudo bem, é para benefício do povo. Mas... a exploração foi concessionada por 30 anos à empresa privada
MTS – Metro, Transportes do Sul, SA.
E quem é o dono da MTS? É o mesmo dono de: Barraqueiro Transportes, SA (Barraqueiro Oeste, Mafrense, Boa Viagem, Ribatejana, Extremadura); EVA Transportes, SA; Frota Azul; Frota Azul Algarve, Lda; Rodoviária do Alentejo, SA; Rodoviária de Lisboa, SA; Rodoviária do Tejo, SA; Rede Expressos; Fertagus - Travessia do Tejo, Transportes, SA; SulFertagus (autocarros); Rodo Cargo - Transportes Rodoviários de Mercadorias, SA; Atlantic Cargo - Sociedade de Transportes, SA; Transporta - Transportes Porta-a-Porta, SA. Em duas palavras: Grupo Barraqueiro.

30 de Abril de 2007.
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