Segurança militar

Actualização: ver mais abaixo.

Portugal é um país em guerra. Disfarçadamente, de modo a que a maior parte da população não note. Mas, 34 anos depois da Guerra Colonial, Portugal tem tropas expedicionárias em teatros de guerra além-mar.
O Afeganistão é o caso mais flagrante, com a NATO (incluindo Portugal) em guerra contra os chamados Talibans. (Ver por exemplo notícias de hoje.)
É óbvio que o inimigo dispõe de todos os meios para recolher informações. Mas para quê facilitar-lhe a vida?
A imagem de cima é parte da Base Naval de Lisboa tal como aparece nas imagens de satélite do Google Maps e do Google Earth. Até podemos ver os pátios interiores dos edifícios.
A imagem de baixo é parte da Base Naval de Den Helder, na Holanda, exactamente na mesma escala, nos mesmos sítios do Google. Porque será que os holandeses ocultaram os detalhes na imagem?
(Clica na imagem para veres em tamanho maior.)

24 de Abril de 2008.

Actualização, 13 de Junho de 2008:

No Google Maps a zona central do Alfeite também já tem os detalhes ocultos (mas não a ETNA e os Fuzileiros). Contudo, exageraram: muitas zonas adjacentes do Laranjeiro, incluindo a Avenida 23 de Julho, estão também atingidas pelo filtro de camuflagem.

Mas, por outro lado, o sítio Live Search Maps apresenta uma vista de satélite com os mesmos pormenores do Google Maps e, além disso, fotografias de maior pormenor, com cada local visto de norte, sul, este e oeste, como no exemplo desta foto (clica na foto para vista em tamanho real).
Já agora, a base de Den Helder também aparece no Live Search Maps com todos os pormenores e fotografias.

opiniões índice geral * index

No comments: