"Gripe" M

Quantas pessoas já morreram devido simplesmente à gripe A? Quantas pessoas já foram atingidas (mas já estão em estado absolutamente normal)?
Só não sabe quem não assiste aos meios de comunicação dominantes.
E, desde que começou a gripe A, quantas pessoas já morreram de "gripe" M? Ninguém sabe ao certo, mas pode-se fazer as contas.
O que eu estou chamando "gripe" M não é nenhuma gripe; é algo muito, mas muitíssimo, pior: malária (também chamado paludismo).
Durante os cinco minutos que demoras a ler isto, 9 pessoas morreram de malária, dos quais 8 são crianças menores de cinco anos. Isto significa que após as 24 horas de cada dia 2700 pessoas morreram de malária; dá cerca de 1 milhão de pessoas por ano. Estas estatísticas são dos relatórios da Organização Mundial da Saúde. Como muitos casos não chegam aos relatórios, há especialistas que calculam em três vezes estes valores.
O que são 1 a 3 milhões de mortos de malária por ano comparados com as vítimas da gripe A? Nada. Não são nada. Não aparecem no telejornal, não existem.
Suponho que não será mera coincidência que 91% das vítimas de malária sejam africanas e praticamente os outros 9% sejam do resto do terceiro mundo.

1 comment:

António Manuel Dias said...

A malária mata o que mata porque tratá-la não dá lucro às multinacionais farmacêuticas. A gripe A é notícia apenas para retornar o investimento feito pelas farmacêuticas nas vacinas e anti-virais para esta doença. É o que acontece quando se deixa a infraestrutura à iniciativa privada e os governos e comunicação social nas suas mãos.