A diferença entre Alemanha e Portugal

No domingo 27 de Setembro houve eleições na Alemanha e em Portugal. Na Alemanha Angela Merkel ganhou sem maioria (34%). Em Portugal Sócrates ganhou sem maioria (36%). Acabam aqui as semelhanças. Vejamos as diferenças.

Na Alemanha, ao saber o resultado no dia das eleições, «Merkel anunciou seu propósito de se reunir amanhã com o líder liberal, Guido Westerwelle, para "fixar um primeiro calendário de conversas", e não deixou espaço para dúvidas de que a coalizão poderá ser definida em um espaço curto de tempo. Afirmou que continuará sendo "a chanceler de todos os alemães" e afirmou que começará imediatamente a trabalhar, "porque há muitos problemas a resolver".» (Notícia aqui.)

Em Portugal, «Para José Sócrates o dia depois das eleições serviu para estar com a família. O primeiro-ministro diz que ainda não começou a trabalhar na formação do novo governo: "Ainda nem sequer pensei nisso. Este foi um dia pós-noite eleitoral, um dia de satisfação e de alegria para mim, naturalmente, estive com umas pessoas, com a minha família, e agora vim aqui, dar um abraço ao António Costa, desejar-lhe boa sorte e mostrar o empenho do Partido Socialista também nesta campanha".» (Vídeo da notícia aqui.)

29 de Setembro de 2009.

No comments: