Como é que é?

Segundo o Jornal Digital,
"Os preços da electricidade para o sector doméstico estão em Portugal 24% acima da média europeia, sendo os quartos mais elevados da União Europeia (UE), mas continuam demasiado baixos para que o mercado possa ser considerado atractivo para os fornecedores concorrentes. Considerando a falta de concorrência uma falha imperdoável, que resulta ingerência do Estado e da imposição de preços artificialmente baixos, Bruxelas prepara-se mesmo para apresentar contra Portugal um processo de contra-ordenação e quer que os valores sejam corrigidos, noticia o jornal «Público».
O contencioso surgirá ainda na sequência da polémica actualização dos preços da electricidade defendida pelo anterior presidente da ERSE, Jorge Vasconcelos, que sugeriu um aumento de 15,7% do preço da energia, com o objectivo de tornar o mercado concorrencial. O Governo acabou por determinar que o acréscimo [por enquanto] seria de 6%, imposição que no limite levou o ex-presidente a apresentar a demissão.
Bruxelas vem agora apoiar a tese de Vasconcelos e considerar que a posição adoptada pelo Executivo anula a liberalização do sector oficialmente implementada a 4 de Setembro de 2006. A Comissão Europeia (CE) pretende agora que Portugal corrija a situação, ameaçando levar o caso ao Tribunal Europeu de Justiça. (...)."

Por outro lado, também segundo notícias de hoje, um estudo da Comissão Europeia indica que os consumidores domésticos em Portugal pagam o gás mais caro de toda a União Europeia.

11 de Janeiro de 2007. [Retorna a: * Back to: Índice * Index]

No comments: