Comparações tristes

A cidade e município holandês de Den Helder tem 57.610 habitantes e um grande, e bom, hospital público (o Gemini, na foto). Não tive conhecimento da existência de clínicas ou hospitais privados em Den Helder. Não digo que não existam, mas se existem não são visíveis.

Os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra têm 353.852 habitantes (mais de seis vezes Den Helder) e também um hospital público, o Garcia de Orta. Como este está superlotado, a solução passa frequentemente pelos serviços privados, por quem pode ou comparticipados pelo Estado.

Porque é que Seixal e Sesimbra, com 187.839 habitantes no total, não têm um hospital público? A resposta pode estar no número de clínicas e outros serviços de saúde privados. Só no concelho do Seixal tentei fazer um apanhado: cheguei a 130 e desisti de procurar mais. Portanto, no Seixal há uma clínica ou serviço de saúde privado para cada 1.155 pessoas (ou menos).

Não admira assim que os governos do PS e PSD tenham sempre atrasado ou recusado a construção de um hospital público no concelho do Seixal.

19.Jul.2009.

No comments: