Contas do Bloco de Esquerda

Haja alguém que me explique como é que o Bloco de Esquerda faz as contas. Eles espalharam este cartaz mostrando que o PS e o PSD já governam há 18 anos, desde 1991. E antes??? E os outros 15 anos???
O I e o II Governos Constitucionais foram chefiados por Mário Soares, um dos fundadores do PS. O I teve início em 23 de Setembro de 1976, vai fazer agora 33 anos. O III, que durou 3 meses, foi chefiado pelo independente Nobre da Costa, por iniciativa do Presidente Eanes, portanto também da área PS-PSD. O IV foi chefiado por Mota Pinto, um dos fundadores do PSD. O V foi chefiado por Lourdes Pintasilgo, que posteriormente foi deputada do PS no PE. O VI foi chefiado por Sá Carneiro, outro fundador do PSD. O VII e o VIII Governos Constitucionais foram chefiados por Pinto Balsemão, outro fundador do PSD. O IX Governo Constitucional foi chefiado por Mário Soares (PS) com Mota Pinto (PSD) como vice-primeiro-ministro.
O X, o XI e o XII Governos Constitucionais foram chefiados por Cavaco Silva, do PSD, actual Presidente da República. Cavaco Silva foi o primeiro-ministro que mais tempo governou, de 1985 a 1995.
O XIII e o XIV Governos Constitucionais foram chefiados por António Guterres, do PS. O XV foi chefiado por Durão Barroso, do PSD. O XVI foi chefiado por Santana Lopes, do PSD. O XVII foi chefiado por José Sócrates, do PS.
Portanto, no actual regime constitucional, o PS e o PSD já governam há 33 anos, e não 18 como sugere o cartaz do BE.
Acresce, durante os mesmos 33 anos do actual regime constitucional, os seguintes Presidentes da República: Ramalho Eanes, independente, apoiado pelo PS e PSD no primeiro mandato e pelo PS no segundo; Jorge Sampaio e Mário Soares, ambos do PS; Cavaco Silva, do PSD.
29.Ago.2009

2 comments:

António Manuel Dias said...

A mensagem é que o José Sócrates e a Manuela Ferreira Leite estão no governo, alternadamente, há 18 anos, não o PS e o PSD. Esses, como dizes, estão há bem mais tempo...

Francisco said...

Eu dei-me ao trabalho de verificar que é isso, mas eles não foram sempre primeiros-ministros (e a senhora nem nunca foi). Além disso, votamos em partidos, não em candidatos a primeiro-ministro. Imagina que um deles morre ou desiste, o BE vai mudar o cartaz?
Seja como for, aquelas famílias políticas (ou partidos) estão no poder há 33 anos, no actual regime constitucional. O BE perdeu uma oportunidade de fazer um cartaz com muito mais força. Quase que diria que deu um tiro no pé.