Desincentivo aos Transportes Públicos - 1
Quais as diferenças entre estes dois autocarros e o que é que têm em comum?
Ambos pertencem à multinacional britânica Arriva. O da esquerda usa a marca e cores dessa multinacional e circula nos Países Baixos. O da esquerda circula em Portugal e mantem a marca TST que já tinha antes de ser adquirida pelo Grupo Arriva.
O autocarro holandês circula num país onde é incentivado o transporte público. Por exemplo, esta companhia (Arriva holandesa) oferece transporte grátis em muitos domingos (pelo menos na zona de Dordrecht). Nos autocarros holandeses são usados bilhetes em módulos (strippenkaart) que são válidos em todas as companhias, em todo o país. Este sistema está sendo substituído por outro, com um cartão magnético e de chip (OV-chipkaart) que é válido em todos os transportes públicos, de todas as diferentes companhias, em todo o país: comboios, metros, eléctricos e autocarros.
O autocarro português, apesar de pertencer à mesma multinacional de transportes, circula num país onde os transportes públicos não são incentivados. Esta semana comprei bilhetes em módulos TST para ir à fisioterapia. No primeiro dia tive uma surpresa: entrei no primeiro autocarro TST que parou na Cruz de Pau, no sentido do Fogueteiro, e o motorista disse-me que o bilhete não é válido naquele autocarro; eu perguntei-lhe se o autocarro não é dos TST (podia ter visto mal), ele disse que sim, mas que aquele bilhete só é válido nas "urbanas".
Lá tive que sair; as pessoas na paragem disseram-me que os bilhetes em módulos não são válidos em alguns autocarros (da mesma companhia), como aquele que ia para Sesimbra. Ou seja, o autocarro circula na grande área urbana a sul do Tejo, pára em todas as paragens entre Cacilhas e Sesimbra, num percurso comum em grande parte a outros da mesma companhia, mas não aceita os bilhetes pré-comprados da mesma companhia.
Ver também Desincentivo aos Transportes Públicos - 2, Desincentivo aos Transportes Públicos - 3, Desincentivo aos Transportes Públicos - 4.
25 Jun 2009
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