Desincentivo aos Transportes Públicos - 2

Quais as diferenças e semelhanças entre estes dois autocarros? Ambos são Mercedes, mas isso é o menos. Ambos circulam na Margem Sul do Tejo, muitas vezes em percursos coincidentes. Ambos pertencem à empresa TST e estão identificados como tal. O da direita tem, além disso, a identificação Sul Fertagus. Apesar de ambos os autocarros pertencerem à mesma empresa, os bilhetes e passes de um não são válidos no outro.
Na Margem Sul do Tejo é frequente os autocarros TST Sul Fertagus circularem praticamente vazios fora das horas de ponta, não podendo ser usados por quem espera por transporte mas tem bilhetes TST.
Os comboios Fertagus pertencem ao Grupo Barraqueiro. Entretanto o grupo multinacional britânico de transportes Arriva adquiriu 51% dos TST ao Grupo Barraqueiro. Posteriormente o Grupo Arriva adquiriu 21,5% do próprio Grupo Barraqueiro.
A juntar a isto tudo, o mesmo Grupo Barraqueiro (ou será Arriva?) é o principal accionista do chamado Metro Sul do Tejo.
Além dos pormenores de desincentivo aos transportes públicos, quem tem mesmo que os usar contribui para o enriquecimento de um só grupo privado nacional e de uma multinacional britânica.

Ver também Desincentivo aos transportes públicos - 1, Desincentivo aos Transportes Públicos - 3, Desincentivo aos Transportes Públicos - 4.

6.Jul.2009.

1 comment:

André said...

A unica coisa que os sul fertagus têm a ver com os TST é que operam com autcarros dos TST! o serviço está a cargo da Fertagus e é completamente autonomo ao da TST, resumindo, a TST apenas aluga os seus autocarros e recursos humanos, a gestão do serviço é com a Fertagus! Este serveço é disponibilizado pela Fertagus unica e exclusivamente para fezer uma ligação entre as estações da Fertagus e as localizações mais destantes dos seus clientes e da TST e não para servir os clientes exclusivamente dos TST. assim sendo encontras autocarros TST e Sul Fertagus a fazer o mesmo percurso, para os clientes exclusivamente dos TST terem a sua alternativa, com os clientes da Fertagus a TST tasse muito bem barimbando, desde que o dinheiro dos alugueres chegue é o que é preciso!